sábado, 26 de novembro de 2011

Dilma mandou Exército fazer segurança no MA

Mil e cem homens do Exército, da Força Nacional de Segurança e da própia Polícia Militar estarão nas ruas em todo Maranhão a partir deste sábado. A informação é do tenente-coronel Charles Moura, chefe da Comunicação Social do Exército.
Roseana se reuniu com comando Exército, da PM e secretários. Foto: Geraldo Furtado
Ele disse que a corporação assumiu a coordenação e controle operacinal da segurança no estado por determinação da presidente Dilma Roussef. Ontem o Exército colocou 300 homens nas ruas. O policiamento na região de Imperatriz será feito pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá (PA).
“Nós recebemos a autorização da presidente e o Ministério da Defesa emitiu uma diretriz ao Exército para assumir o controle operacional (do policiamento) no Maranhão”, disse o oficial, em coletiva de imprensa, realizada no Palácio dos Leões.
A governadora Roseana Sarney se reuniu pela manhã com o general Gomes de Matos, da 10ª Região Miltar (Maranhão, Piauí e Ceará) para discutir o trabalho durante a greve dos policiais. Participaram da reunião o presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon; da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB); o vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT); o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, Flávio Peregrino; da PM, Franklin Pacheco; dos Bombeitos, Marcos Paiva; os secretários Aluísio Mendes (Segurança), Ricardo Murad (Saúde), Hildo Rocha (Articulação Política), João Albeto (Projetos Especias), Luís Fernando Silva (Casa Civil) e José Ribamar Vieira (Casa Militar).
Peregrino afirmou que as ações estão priorizando áreas de grande concentração pública, além de estarem sendo feitos patrulhamento nos bairros. “Estamos fazendo uma complementação ao trabalho de policiamento ostensivo que já vem sendo feito pela Polícia Militar e Força Nacional em pontos principais de acesso, como no caso da Feira do Livro, que está acontecendo na cidade” , observou.
As ações, segundo ele, também cobrirão o interior do estado. “Nós temos um planejamento, que atende a todo o estado, priorizando São Luís e Imperatriz, por serem as maiores cidades, mas atendendo também a municípios como Timon, Bacabal e Buriticupu, entre outros”, disse.
Confronto
O coronel Franklin Pacheco ressaltou o esforço que vem sendo feito pelo governo para que a paralisação não cause prejuízos à população. “Nossa preocupação maior é a segurança do cidadão em todo o estado. Esse é o foco do nosso trabalho hoje”, declarou.
Ele descartou qualquer possibilidade de confronto com os policiais “aquartelados” no prédio da Assembleia Legislativa. “Não há possibilidade de enfrentamento. Lá (na Assembleia) não temos inimigos. Temos companheiros de farda que amanhã estarão de volta às ruas para garantir a segurança da sociedade.”
De acordo com Franklin Pacheco, a greve se desenvolve de forma ordeira. Sobre a motivação do movimento, foi sucinto: “todo trabalhador quer ganhar mais”.
O comandante da PM assinalou ainda o trabalho conjunto das forças militares estaduais e federais. “Estamos realizando uma ação integrada da ForçaNacional, Exército Brasileiro e ressaltamos o imprescindível trabalho que vem sendo feito pelos policiais e bombeiros que não aderiram ao movimento.”
Ele disse que o Batalhão de Choque não aderiu ao movimento grevista, como alardeiam os líderes do movimento. O camandante do grupamento, major Diógenes Azevedo, explicou que alguns policiais receberam folga e foram visitar os colegas na Assembleia. Ele garaitiu que o Batalhão de Choque está com dez viaturas nas ruas, além do Esquadrão Águia e homens do COE (Companhia de Operações Especiais).
blogdodecio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário