sábado, 26 de novembro de 2011

Febre Aftosa: Prorrogação descartada pela Sagrima

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, alerta aos criadores que não deixem de vacinar seus animais durante esta segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que encerra-se no dia 14 de dezembro. "Esta campanha não vai ser prorrogada porque, de acordo com o calendário estipulado pelo Ministério da Agricultura e a Aged, a partir do dia 14 de fevereiro, ou seja, 60 dias após o encerramento da campanha, será iniciada a coleta de sangue de aproximadamente 9 mil animais para que a sorologia comprove a inexistência do vírus da aftosa no Maranhão", esclareceu Cláudio Azevedo.

Além de vacinar, o criador deve comprovar a vacinação em um dos escritórios da Aged, apresentando a nota fiscal da compra da vacina. O prazo para comprovação encerra-se no dia 30 de dezembro. O criador que não vacinar seus animais não poderá solicitar a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento emitido e exigido pela Aged para que possa circular com seus animais.

Nesta segunda etapa, a Aged e a Sagrima tem como meta superar o índice de cobertura vacinal registrado na primeira etapa da campanha, que foi de 96,59%, o maior registrado nos últimos dez anos.

A sorologia para a comprovação de que não há circulação do vírus da doença é um dos critérios estabelecidos pelo Mapa para que o Maranhão seja classificado nacionalmente como zona livre da febre aftosa, em maio de 2012. Internacionalmente o reconhecimento está previsto para maio de 2013 e será feito pela Organização Internacional de Episotias (OIE).

Com a nova classificação sanitária, serão abertos novos mercados nacionais e internacionais para o rebanho maranhense, que é 7,2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. Existe ainda a expectativa de que sejam instalados novos frigoríficos no Maranhão.
oimparcial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário