sábado, 26 de novembro de 2011

Notas rápidas: greve da polícia

Greve política
Mais uma prova que a greve dos PMs e bombeiros tem conotação política. O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), e a ex-secretária Eurídice Vidigal (Segurança) doaram 500 pães e 5 mil garrafas d’água mineral aos grevistas acampados na Assembleia Legislativa. Com o prolongamento do movimento, Castelo evita a realização dos trabalhos da “CPI dos R$ 73 milhões” criada semana passada. Já Eurídice quer embalar a candidatura do marido, o sem-votos Edson Vidigal (PDT).
Intimidação
O coronel “balaio” Ivaldo Barbosa anda irritado com jornalistas que não rezam na cartilha da greve comandada por ele. Está proibindo a presenças de profissionais não-alinhados ao movimento na Assembleia. Nesta sexta-feira, uma equipe da TV Mirante foi retirada  do local. Ivaldo, que responde processo interno na PM acusado de vender promoções a colegas de farda, ainda acredita que o Maranhão está na época da “Operação Tigre” quando ele “meteu o bicho”.
Cidadã procura orientação com soldado do Exército no Centro de São Luís
Comemoração
Parte da população de São Luís está comemorando a presença do de homens da Força Nacional e do Exército Brasileiro nas ruas da cidade. Para muita gente aumentou a sensação de segurança. Se os soldados pudessem ficar permanentemente  no policiamento, ninguém iria sentir falta dos grevistas.
Presidente frouxo
Enquanto o coronel Ivaldo “assume” o comando do Poder Legislativo, o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), se mostra um verdadeiro frouxo. Ainda não tomou numa providência simples: pedir à justiça a reintegração de posse do prédio. Na quinta-feira, quando os grevistas ocuparam o local, vários setores foram fechados pela segurança no sentido de evitar depredações. Funcionários não conseguiram sequer chegar às suas salas para trabalhar.
Mordomia irresponsável
Além do cabo bombeiro Santos, lotado no gabinete do deputado Neto Evangelista (PSDB), outro militar que encabeça o movimento grevista está abrigado no gabinete do deputado Rogério Cafeteira (PMDB). Santos é quem fica insuflando os grevistas contra jornalistas que têm coragem de mostrar a verdadeira face da greve. Está passando da hora da Secretaria de Segurança mandar de voltar ao Quartel esses PMs e explicar o porquê dos privilégio aos citados deputados.
Cobrança
O desembargador Stélio Muniz está cobrando da cúpula da Segurança Pública o cumprimento de sua decisão em relação ao corte de R$ 200 por dia para cada PM e bombeiro que não voltar ao serviço. Os comandantes de batalhões terão de passar diariamente à Secretaria de Planejamento (Seplan) um CD com a relação de faltosos para a realização dos descontos. As faltas começaram a ser registradas nesta sexta-feira.
Churrasco e cerveja
Enquanto a população está apreensiva com medo dos marginais, os PMs em greve passam o dia na Assembleia jogando dominó e baralho. Hoje tinha até um grupo fazendo churrasco, regado a muita cerveja na parte de trás do prédio.
Terrorismo
É grave a denúncia de que alguns policiais grevistas irresponsáveis estariam orientando  marginais a promoverem assaltos no sentido de criar um clima de terrorismo na cidade.
imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário