sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PF faz operação contra desvio de verbas do DNIT, inclusive no MA

Operação Anjos do Asfalto cumpre 27 mandados de busca e apreensão. Prejuízo seria de mais de R$ 30 milhões de obra em Rondônia.
G1
A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria-Geral da União, desencadeou nesta sexta-feira (25) a Operação Anjos do Asfalto, que investiga o desvio de verbas públicas federais no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rondônia e no Acre.
Ao todo, devem ser cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em sete estados: Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Acre, e também no Distrito Federal. A operação mobiliza mais de 160 policiais federais e 20 analistas da Controladoria-Geral da União.
Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o imediato afastamento do cargo de cinco agentes públicos que deveriam fiscalizar e acompanhar a execução da obra de pavimentação asfáltica da BR-429, que liga o município de Presidente Médici à Costa Marques, em Rondônia. Os nomes não foram divulgados.
A Polícia Federal estima que os recursos públicos federais desviados ultrapassem a cifra de R$ 30 milhões. Segundo a investigação, que durou sete meses, há indícios de que a empresa executora da obra utilizou material de baixa qualidade e não tem executado serviços nos termos do contrato, descumprindo o projeto.
Os agentes públicos responsáveis pela fiscalização e acompanhamento da execução da obra seriam coniventes e omissos em relação às irregularidades, recebendo propina, além de atuarem em conjunto com a empresa executora com o objetivo de driblarem a fiscalização de órgãos de controle, informou a PF.
Há indícios de crimes como formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e ativa.
luiscardoso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário